Lavar é um ato de cuidado, mas alguns detalhes podem prejudicar seu carro. Se liga nessas informações.
Quem é chato com carro, precisa ficar atento a tudo que não o maltrata. Entre os cuidados mais básicos que se deve ter um com o veículo, é o da limpeza, que é a base de uma estética automotiva. Porém, muita gente comete erros, pensando que está tendo um bom cuidado ao limpar, mas que na verdade, está danificando o carro.
A gente vai contar para você, 6 erros na hora de lavar o seu carro, para que não sejam mais cometidos e que você seja um verdadeiro chato com carro, deixando ele 100% limpo e bem conservado.
Dica 1- Nunca use detergente!

Para espumar é importante que nunca use detergente ou sabão de forma geral para limpar. O ideal é que utilize um shampoo automotivo neutro. O detergente não é desenvolvido para a lavagem automotiva, por isso, pode prejudicar perdendo o brilho e manchando a pintura devido aos seus componentes químicos.
Dica 2- Não use bucha!

As buchas de espuma, arranham a pintura. Quando você passa na poeira, por exemplo, ela gruda na superfície e ao passar em outro local, os pequenos ciscos, fazem riscos, danificando a pintura. O mais correto é usar a luva de microfibra, que possui inclusive uma tela, onde insetos, sujeiras mais grossas, grudam, facilitando a limpeza.
Dica 3- Nunca esfregar em movimentos circulares!

Sempre esfregue o carro em movimentos de reta. Ao circular, os pequenos ciscos, podem fazer arranhar o carro, formando “desenhos” de círculos que podem ser vistos de longe, não ficando bonito.
Dica 4- Atenção ao enxágue!

Antes da esfregação, jogue água com espuma para retirar o excesso da sujeira superficial grossa, são elas que podem danificar sua estética com arranhões. A água com espuma faz a retirada sem arranhar, para depois você vir com o movimento de esfregar.
As luvas de microfibra também podem riscar a lataria, se não se atentar ao seguinte cuidado: usar dois baldes para enxaguar. Um com água de espuma, outro com água limpa. Dessa forma, ao esfregar o carro, na água limpa retira-se os ciscos e a poeira, voltando depois a colocar na espuma e esfregar novamente.
Esse procedimento pode ser mais trabalhoso, porém, evita arranhar a pintura, por sempre esfregar o carro com a água limpa.
Dica 5- Nunca lave o carro de baixo para cima!

Lavar de baixo para cima, leva a sujeira para todo o veículo, pois na parte inferior suja-se muito mais. Além disso, lavando a parte de baixo primeiro, faz a sujeira de cima escorrer na lavagem, fazendo você ter um retrabalho.
Dica 6- Não utilize panos de chão alvejados!

Sabe aqueles sacos alvejados, que vendem muito nos sinais de trânsito? Nunca use em seu carro. Este tecido é muito áspero e faz riscar a pintura. O mais certo é utilizar um pano de microfibra, deixando ele parado no carro, para sugar a água. É bom evitar esfregar para o processo de secagem.
Seguiu essas dicas? Se sim, então você é realmente um chato com carro no melhor de todos os sentidos. Ficou alguma dúvida é só mandar nas nossas redes sociais:
Instagram: @aoraboni
Youtube: youtube.com/aoraboni
Quer receber essas dicas para não perder nenhuma, toda semana? Assine nossa newsletter abaixo, é só colocar seu nome e e-mail.